Muitas empresas já aderiram a tendência de entrevistas de emprego por Whatsapp. Esse é um recurso que visa agilizar o processo de seleção.

Confira abaixo dicas dadas por Guilherme Maynard, diretor nacional da Prepara Cursos, rede de ensino profissionalizante.


Prepare o cenário e cheque a ferramenta antes da conversa

"As entrevistas podem ser feitas tantos por mensagem quanto por vídeo, depende de como o RH daquela determinada empresa prefere atuar. Em todo caso, algumas dicas funcionam para ambos casos: testar a ferramenta com antecedência e procurar um ambiente calmo, por exemplo, são algumas delas", comenta Maynard.

Além disso, caso a conversa ocorra via vídeo, é importante se atentar a detalhes como: manter um cenário organizado atrás de você, sem objetos que possam desviar a atenção do recrutador e que demonstrem arrumação por parte do entrevistado.

 

 

Alguns comportamentos da entrevista pessoal devem se repetir

"Embora haja muitas diferenças entre uma entrevista ao vivo e a via Whatsapp, algumas dicas são válidas para os dois processos", diz o diretor. "Na conversa que ocorrer por vídeo, o ideal é evitar se movimentar demasiadamente ou desviar o olhar ao conversar com o recrutador. Já em entrevistas por mensagem, o português utilizado deve ser o mais correto possível e com bom uso de pontuação. O corretor ativado é um forte aliado nessa hora", completa.

Outras recomendações comumente feitas são as de treinar possíveis respostas para perguntas que podem ser feitas pelo entrevistador, além de sempre pedir permissão para a utilização de áudio na entrevista. "São detalhes que vão preparar melhor o candidato demonstrar que ele respeita a metodologia do recrutador", explica Guilherme.

 

Seja objetivo

Ao apresentar-se, procure fazê-lo de maneira clara e resumida, com objetividade. Contextualize o recrutador sobre a sua formação e locais recentes em que trabalhou (ou trabalha), além de seus objetivos profissionais e o motivo de interesse na vaga. Se for por mensagem, utilize, no máximo, seis linhas.

"Se o candidato procura uma determinada vaga naquela companhia, o ideal é que ele deixe isso claro ao longo da entrevista, sempre pontuando as suas credenciais para a conquista daquela vaga", diz Maynard.

 

 

Cuide de sua imagem no Whatsapp

Pense que a sua foto no Whatsapp é o seu cartão de visitas para o recrutador. Por isso, evite fotos que possam expor a sua imagem de maneira negativa. "Pense na foto que você colocaria no seu LinkedIn: simples e discreta. Esse deve ser o critério para a foto do Whatsapp na hora da entrevista", orienta Guilherme. "Outros cuidados básicos são: colocar o seu nome e um sobrenome no identificador do aplicativo (nada de apelidos). Além disso, adotar uma frase de status que não contenha palavrão ou conteúdo ofensivo de alguma maneira", recomenda.


Embora prática e fácil, é bom alertar: a entrevista pela ferramenta não substitui a conversa presencial. "Essa é uma maneira de otimizar tempo, mas a relação interpessoal e a análise de como candidato se comporta cara a cara continuam sendo cruciais para os RHs tomarem as suas decisões no momento de contratação de novos funcionários", finaliza Maynard.


GRUPO DE VAGAS NO WHATSAPP: https://chat.whatsapp.com

 

GRUPO DE VAGAS NO TELEGRAM: https://t.me/joinchat

 

INSTAGRAM: https://www.instagram.com 

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!

NUNCA VALIDE E/OU FORNEÇA CÓDIGO DE VALIDAÇÃO ENVIADO POR SMS.

NUNCA FORNEÇA DADOS PESSOAIS, BANCÁRIOS OU SENHAS EM LIGAÇÕES TELEFÔNICAS RECEBIDAS.

NUNCA PAGUE POR TAXAS, CURSOS OU CERTIFICADOS COM A PROMESSA DE EMPREGO

 

 

Fique atento a tentativas de Golpe!

Cuidado com golpes de pessoas ou empresas que tentam se passar pelo site A Gazeta Empregos.

O nosso serviço é gratuito para candidatos e você nunca deve enviar pagamentos a pessoas que afirmam ser representantes de empresas.

Se você achar que pode ter sido vítima de fraude, clique aqui e siga os passos.

Depoimentos de Candidatos

Fique atento a tentativas de Golpe!

Cuidado com golpes de pessoas ou empresas que tentam se passar pelo site A Gazeta Empregos.

O nosso serviço é gratuito para candidatos e você nunca deve enviar pagamentos a pessoas que afirmam ser representantes de empresas.

Se você achar que pode ter sido vítima de fraude, clique aqui e siga os passos.